terça-feira, 7 de maio de 2013

O que é uma rede social corporativa?

O título acima é de um texto publicado no blog da By You no final do ano passado, pelo Marcos Puccini. Eu creio que valha a pena reproduzir o material aqui para que vocês possam iniciar um debate sobre o tema.

No dia 11 de junho, a customer success manager da By You, Mariana Stori, falará sobre o passo a passo para implantação de redes sociais internas: avaliação do cenário, definição de objetivos, critérios de governança e arquitetura da plataforma, plano de lançamento, preparação dos gestores para a implantação e uso do canal, entre outros aspectos.

A ideia é converter as mídias sociais em um elemento promotor de produtividade, da interação e do desenvolvimento humano na empresa. Você tem alguma experiência parecida em sua empresa para compartilhar? Envie-nos seus comentários!

O 17o. Congresso Anual de Comunicação Interna acontecerá em São Paulo, de 10 a 12 de junho. As informações estão no site do evento.




Você provavelmente já acessou um portal de alguma empresa na internet. Lá, você deve ter reparado que esse ambiente fornece, tipicamente, um conjunto de informações, produzidas e mantidas pelo administrador do portal. Essas informações são atualizadas de acordo com um plano editorial, seguindo a estratégia de comunicação definida pela empresa “dona” do ambiente.

O que acontece é que as pessoas também querem interagir com esses ambientes, participar da construção, contribuir com ideias, opiniões e auxiliar outras pessoas com informações. Ou seja, um ambiente estático não atende mais as necessidades dos usuários. Precisamos de espaços colaborativos.

Com a demanda latente, surgiram novas soluções como blogs, wikis e alguns outros recursos que permitiam a construção do conhecimento coletivamente, porém, com algumas restrições. Em meio a esse cenário, surgiram também as redes sociais públicas, baseadas na contribuição e no relacionamento entre os participantes com interesses e propósitos comuns: interação com amigos, network, compartilhamento de fotos, entre outros propósitos.

A popularização de redes sociais como o Orkut, Facebook e Twitter aconteceu fora do ambiente corporativo, para suprir necessidades de comunicação pessoal, mas, no final das contas, acabou influenciando também o ambiente empresarial. Logo, companhias colocaram no radar o monitoramento destes ambientes e isso trouxe resultados: facilidade para gerar buzz em campanhas e ações, maior velocidade no lançamento de produtos e a criação de jeitos inovadores para lidar com reclamações.

Até aqui, tudo certo quanto ao relacionamento das empresas com os públicos externos, mas o que fazer para o ambiente interno? Como fica a interação com os funcionários, fornecedores e demais participantes do ecossistema da organização? Afinal, são questões que não podem ser tratadas publicamente, mas, ao mesmo tempo, precisam da mesma agilidade desses meios para serem resolvidas.

A rede social corporativa é a resposta para esta demanda no contexto empresarial, pois minimiza os ruídos na comunicação, estimula o compartilhamento de informações e a colaboração. O interessante é que a rede faz com que os funcionários contribuam ativamente para a construção da empresa de maneira mais participativa.

Ou seja, redes sociais são plataformas tecnológicas colaborativas que, no contexto privado, incentivam a relação entre pessoas e propósitos, servindo de suporte para a organização do conhecimento dentro de empresas.

Vantagens:
• Pessoas conectadas em torno de propósitos comuns
• Visibilidade das pessoas e suas habilidades
• Estimulo a colaboração, deixando que o trabalho seja feita de maneira mais eficiente
• Mapeamento das competências corporativas: quais são, quem e onde elas estão
• Estimulo a inovação
• Maior engajamento dos funcionários nas ações corporativas

A grande verdade é que as redes sociais corporativas vieram para ficar, afinal, representam tudo aquilo que a acontece no dia a dia de pessoas no ambiente de trabalho de forma bastante orgânica.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua mensagem. Em breve ela estará visível, após a aprovação do conteúdo pelo moderador.

Aproveite e conheça a programação completa do 17o. Congresso Anual de Comunicação Interna no site www.informagroup.com.br/ci