quinta-feira, 9 de maio de 2013

Comunicação Interna em alta na Aberje

O número 86 da revista Comunicação Empresarial, publicação trimestral da Aberje que está no 23º ano de circulação, traz a Comunicação Interna como tema principal. Várias matérias abordam diferentes pontos-de-vista e tendências na área, como storytelling, tecnologias e canais, humanização de conteúdos e multiplicadores da informação. O resultado de um debate com executivos que enfrentam os maiores desafios nesta interface no Brasil é outro conteúdo da edição, que chega aos associados com 104 páginas.



“Mais enxuta e colaborativa” é o texto de Jacílio Saraiva que fala do encontro entre oito profissionais de comunicação de grandes empresas na sede da Aberje, em São Paulo/SP, para dividir experiências, rotinas de trabalho e novos projetos. O raciocínio é que a comunicação interna tem sido uma das principais molas da comunicação corporativa. Os debatedores discutiram questões como o caminho que deve seguir nos próximos anos, as ferramentas de suporte que vão permanecer e que soluções já fazem parte do passado e qual o melhor modelo de equipe para apoiar as ações institucionais. Participaram Adriano Stringhini, superintendente de comunicação da Sabesp; Othon Villefort Maia, coordenador de comunicação interna da Fiat/Chrysler; Ricardo Júlio, gestor de comunicação interna, assuntos corporativos e relações com a imprensa da Volkswagen do Brasil; Elisa Prado, diretora de comunicação da Tetra Pak; Luiz Otávio Dornellas, gerente de relacionamento com o público interno da Petrobras; Beatriz Filgueiras, responsável pela área de cultura e integração da Odebrecht; Luciana Coelho, gerente de comunicação interna e eventos do Grupo Pão de Açúcar; e Erica Schmidt, gerente de Comunicação Interna da Novartis.

A direção geral da revista é de Paulo Nassar, com edição de Roberta Lippi e produção executiva de Nara Almeida. A reportagem foi feita por Françoise Terzian, Gisela Blanco, Jacilio Saraiva, Lia Vasconcelos, Nara Almeida, Rosi Rico e Roberto Rockmann. Eliane Stephan assina o projeto gráfico, com direção de arte e diagramação de Silvina Gattone e revisão de Mauro de Barros. Anderson Torres fez o tratamento de imagens. Colaboraram nesta edição Diego Fávero, Edi Bacco, Else Lemos, Emiliana Pomarico, Gisele Souza, Jovanka Genova, Mateus Furlanetto, Michael Povoação, Mirella Kowalski, Paula Contim e Rodrigo Cogo.

A edição digital vai estar disponível em breve. Para mais informações, consulte Nara Almeida pelo telefone 11-3662-3990 ramal 236 ou pelo e-mail nara@aberje.com.br.

É interesssante observar que a chamada da capa "Multiplicadores da Informação" pode ser aplicada também a uma das apresentações do 17o. Congresso Anual de Comunicação Interna, que a IBC vai promover nos dias 10, 11 e 12 de junho, em São Paulo. No evento, a gerente de CI da Pfizer, Cristiane Santos, e as profissionais de comunicação da Odebrecht, Karolina Gutiez e Fabiana Cabral, falam da construção da identidade corporativa de dentro para fora, preparando os colaboradores para serem embaixadores da marca e, portanto, uma espécie e multiplicadores da informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua mensagem. Em breve ela estará visível, após a aprovação do conteúdo pelo moderador.

Aproveite e conheça a programação completa do 17o. Congresso Anual de Comunicação Interna no site www.informagroup.com.br/ci