terça-feira, 7 de maio de 2013

Envolvimento da liderança na comunicação interna é pressuposto para o sucesso

Nas minhas navegações pela internet deparei-me com outro artigo interessante. Desta vez, do blog da P3K Comunicação.



A comunicação interna só pode ser efetiva e encontrar ressonância dentre os colaboradores quando é endossada pelas lideranças. Sendo ainda mais claro, só há comunicação interna se os líderes falarem por ela, comunicando a cultura da empresa, incorporando os conceitos que farão com que cada colaborador faça parte do todo.

Para manter a visão e a missão da organização em seu curso, é importante que o discurso da liderança esteja alinhado à comunicação.

Philip Kotler, considerado o melhor dos especialistas na prática de marketing, defende que a comunicação 3.0, com foco em comunicar valores, expor uma missão que colabore com o mundo, em que questões como espiritualidade, filosofia e colaboração são incorporadas pelo público interno e transmitidas ao público interno. Essa é a visão do futuro das empresas.

Assim, percebemos o quanto é importante que o colaborador esteja alinhado à visão da empresa e seja capaz de transmiti-la com consistência, seja no dia a dia da empresa, seja em suas vivências junto à comunidade.

A liderança ditatorial não tem mais espaço hoje. O tempo é de colaboração, trabalho em equipe, cocriação. E uma comunicação interna eficaz deve servir como facilitador e ferramenta que viabiliza o alinhamento dos diferentes setores de uma empresa.

Com o engajamento do líder, toda a comunicação se torna forte, objetiva e focada. O resultado é o sucesso do todo: satisfação dos colaboradores, alcance das metas planejadas e visibilidade pública.

O líder tem conhecimento em sua área de atuação, especialmente no que tange a necessidade de informar questões estratégicas da empresa, e o profissional de comunicação pode orientar quanto à melhor forma de expor os assuntos de modo a fixá-los para os colaboradores e exponenciar os resultados. Assim, a comunicação é a melhor amiga da liderança! Sendo de extrema importância a sinergia em busca de um ambiente corporativo prazeroso, enriquecedor e produtivo.

O envolvimento da liderança será discutido em dois momentos no 17o. Congresso Anual de Comunicação Interna: no dia 11, durante a palestra da gerente de comunicação corporativa da Bristol-Myers Squibb, Nira Worcman, e no dia 12, durante a apresentação da coordenadora de comunicação da D. E. Master Blenders, Isabela Botaro.

Veja aqui a agenda completa do 17o. Congresso Anual de Comunicação Interna, que acontecerá em São Paulo, de 10 a 12 de junho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua mensagem. Em breve ela estará visível, após a aprovação do conteúdo pelo moderador.

Aproveite e conheça a programação completa do 17o. Congresso Anual de Comunicação Interna no site www.informagroup.com.br/ci