quarta-feira, 15 de maio de 2013

Indicadores de comunicação interna como parâmetro de eficácia

O texto que você vai ler foi escrito pela Suzel Figueiredo, diretora da Ideafix Estudos Institucionais. Ela será uma das palestrantes do 17o. Congresso Anual de Comunicação Interna e falará sobre a mensuração de resultados em Comunicação Interna.

Se você quiser ver os detalhes do Seminário do qual a Suzel participará, clique aqui.



Sabe quando você vai ao médico e ele mede a pressão arterial, a temperatura, seu peso, sua altura? Ou ainda quando pede exames para checar sua taxa de colesterol, glicose, hormônios? Pois bem, ele precisa de parâmetros, de indicadores, para diagnosticar como está sua saúde. De acordo com os resultados, ele prescreve remédios, dieta ou, nos casos mais raros, lhe dá os parabéns e manda seguir a vida.

Nas empresas, quando se deseja implantar indicadores de comunicação a lógica não é muito diferente. É preciso definir os parâmetros para saber como anda a saúde da Comunicação Interna, o que significa que será necessário um planejamento. Logo, se há planejamento há também objetivos e, consequentemente, metas para serem alcançadas.

Os indicadores de comunicação interna se encaixam aí e podem estar relacionados aos processos ou aos resultados. Se você quer avaliar o grau de satisfação dos colaboradores com os canais internos, vai medir o processo, portanto a eficiência da área de comunicação. Por outro lado se você quer medir o entendimento das mensagens estratégicas da empresa, precisa de um indicador de resultado, que vai medir a eficácia.

E na dúvida, o que fazer? Medir a eficiência ou a eficácia? O recomendável é medir as duas dimensões, pois é possível que as mensagens estratégicas sejam compreendidas independentemente da satisfação com os meios de comunicação interna. Ou uma situação inversa e incomoda: canais bem avaliados, mas baixa retenção de mensagens importantes.

E quais são os parâmetros que indicam a boa saúde da comunicação interna? Confiança na empresa, engajamento nas campanhas internas, percepção de coerência entre discurso e prática, só para citar alguns. Mas nada disso faz sentido se os funcionários não se mobilizarem para que a empresa alcance suas metas estratégicas.

Da mesma forma que a consulta médica, para desenhar indicadores de comunicação interna é bom consultar um especialista, que recomendará quais métricas fazem sentido para a sua estratégia. Com um bom diagnóstico é possível escolher indicadores para acompanhar a saúde da Comunicação Interna de qualquer organização.

Já que estamos tratando de analogias médicas, pense na organização como um corpo humano. Cada órgão (área) tem sua função e isoladamente eles não fazem sentido. O papel da comunicação interna é fazer o corpo todo funcionar, levando oxigênio para todas as células, ou seja, informações necessárias para a saúde do conjunto.

Uma Comunicação Interna eficaz é aquela que consegue contribuir para o sucesso do negócio e portanto, ter indicadores para medir os avanços é um pressuposto de controle de qualidade da gestão.

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Aproveite e conheça a programação completa do 17o. Congresso Anual de Comunicação Interna no site www.informagroup.com.br/ci