quarta-feira, 8 de maio de 2013

Engajamento depende da Comunicação Interna

Buscando referências sobre o tema do engajamento das lideranças, encontrei a nota que reproduzo abaixo, do blog da Artia. A versão original em inglês do estudo comentado pode ser baixada deste link


Um novo estudo da International Association of Business Communicators (IABC) Research Foundation e da Buck Consultants (uma empresa da Xerox), revela que os supervisores imediatos e a comunicação dos empregados no ambiente de trabalho são os dois principais influenciadores do engajamento dos funcionários com a organização.

Fatores que aumentam e diminuem o engajamento dos funcionários
Um supervisor imediato pode influenciar o nível de engajamento tanto positiva quanto negativamente. 44% dos entrevistados disseram que seus supervisores aumentam fortemente o engajamento dos funcionários, enquanto 41% afirmam que os supervisores diminuem fortemente o engajamento dos funcionários com a empresa.

39% dos entrevistados indicaram que a comunicação do empregado no ambiente de trabalho contribui fortemente para o engajamento dos funcionários, e 47% disseram que tiveram uma influência moderada. Outros fatores que contribuem para um maior engajamento incluem mudança na liderança (31%) e programas de recompensa / reconhecimento (18%). Fatores que contribuem para a diminuição do engajamento dos funcionários são baixa moral da equipe (49%), má gestão / liderança (48%), redução da equipe (38%), e mudança na liderança (26%).

Outra tendência que foi identificada é o uso cada vez mais comum de ferramentas de redes sociais corporativas como parte da estratégia de engajamento dos funcionários na organização, afirma Robin McCasland, presidente da Brain Biscuits Strategic Communication: “As diferenças entre a comunicação interna e externa estão se dissipando e as organizações que se comunicam de forma eficaz através das mídias sociais estão descobrindo que isto cria uma cultura corporativa positiva, fortalece o engajamento dos funcionários e reforça a reputação externa da empresa.”.

Uma das principais conclusões da pesquisa deste ano é que a melhoria da cultura organizacional e do ambiente de trabalho tornaram-se os objetivos mais votados no ranking de fatores que para melhorar o engajamento dos funcionários. As organizações estão comprometendo-se mais profundamente em buscar o engajamento efetivo dos seus funcionários, pois sabem que esta é a chave para aumentar sua produtividade, fortalecer a retenção de talentos e em última instância, atingir os objetivos de negócio da empresa.

Esta é a 3ª. Edição do relatório “Employee Engagement Survey”, realizado pela IABC e que busca determinar como as organizações estão se comunicando com os empregados para mantê-los engajados e produtivos. Cerca de 1.000 profissionais de comunicação participaram da pesquisa deste ano, representando uma base diversificada de indústrias e geografia.

Alguns outros destaques da pesquisa incluem:

Metas para engajar funcionários
No ano passado, as empresas estavam mais preocupados com o aumento da produtividade no ambiente de trabalho. A pesquisa deste ano revelou que a criação de uma nova cultura e comunicação no ambiente de trabalho (33%) foi o objetivo mais importante identificado pelos entrevistados, seguido pelo aumento da produtividade (28%) e retenção de talentos(26%).

Métodos de comunicação utilizados para engajar os funcionários e promover a produtividade
Similar aos resultados da pesquisa do ano passado, e-mails (81%) e intranet (72%) são os ferramentas de engajamento mais freqüentemente utilizadas para comunicação no local de trabalho.
Mais da metade das empresas pesquisadas utilizada blogs (69%), Twitter (58%), Facebook (57%), serviços de mensagens instantâneas (57%) e YouTube (53%) para se comunicar com seus públicos internos e externos.

Ferramentas adicionadas à intranet corporativa

Mais de 50% dos entrevistados disseram que suas organizações adicionaram ferramentas com recursos de compartilhamento de conteúdo nos últimos cinco anos. Perfis de funcionários, feeds de notícias, blogs tradicionais e diversas outras ferramentas de colaboração tornaram-se populares.



A IABC é uma rede global de profissionais de comunicação comprometidos com a melhoria da eficácia organizacional por meio da comunicação estratégica, fundada em 1970, e que possui mais de 14.000 membros em 90 países.

Conforme já falamos em post anteriores, “… as organizações tendem a se estabelecer como uma rede: uma Empresa 2.0 é construída em torno da implantação gradual de redes sociais internas e ambientes de trabalho colaborativo. A estrutura organizacional hierárquica e orientada ao controle começa a ceder espaço para redes interdependentes de colaboradores com processos descentralizados de tomada de decisão e aprendizagem acelerada em ambientes personalizados.”.

No contexto da disciplina de gerenciamento de projetos, as conclusões desta pesquisa tem implicações igualmente relevantes pois colaboração e comunicação tem um papel vital na busca constante do engajamento com a equipe e stakeholders do projeto.

A importância de trabalhar os líderes da empresa em multiplicadores será discutida pela coordenadora de comunicação da D. E. Master Blenders, Isabela Butaro, durante o 17o. Congresso Anual de Comunicação Interna. Garanta já sua inscrição no site do evento e veja como as maiores empresas do país encontram soluções para os desafios da Comunicação Interna.

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Aproveite e conheça a programação completa do 17o. Congresso Anual de Comunicação Interna no site www.informagroup.com.br/ci