segunda-feira, 24 de junho de 2013

Mensagens do Congresso de Comunicação Interna

Ao final de três dias de intenso debate e troca de experiências, algumas mensagens ficaram bastante marcadas para os participantes do 17. Congresso Anual de Comunicação Interna:

1) Planejamento - ação fundamental para garantir o sucesso da Comunicação Interna;

2) Público interno em primeiro lugar;

3) Patrocínio da Alta Liderança - sem o apoio e o relacionamento constante e próximo com a alta liderança das organizações, a Comunicação Interna não pode desempenhar as funções estratégicas que lhe poderiam ser destacadas.

4) Transparência, Coerência e Consistência - o público interno hoje é constantemente atingido por mensagens de fora da organização. Portanto, o discurso para ele deve ser alinhado com o discurso para clientes, comunidade e sociedade. Da mesma forma, não basta falar: é preciso que as ações e decisões da organização estejam alinhadas com tal discurso. E, finalmente, uma única campanha não vai surtir efeito. A sustentabilidade do negócio depende de ações regulares e constantes ao longo do tempo.

5) Criatividade, Inovação e tudo o que você quiser, desde que tenha bom-senso. Os profissionais de Comunicação Interna dispõem de inúmeras ferramentas, tecnológicas ou não, para atingir o público interno e levar as mensagens que a organização deseja. Mas tudo deve levar em conta o perfil do público interno, suas características e até mesmo a diversidade delas, para dar resultado.

6) Alinhamento - toda e qualquer ação de comunicação deve estar alinhada com o planejamento estratégico da organização. Seja para engajar, motivar ou inspirar um comportamento, a Comunicação Interna deve ser usada para atingir resultados que influenciem positivamente nas metas e propostas do plano macro da companhia.

7) Gestor - cada vez mais, um elo essencial para o sucesso da comunicação. Ações bem estruturadas definem a comunicação para o público interno e oferecem ferramentas para que o gestor desempenhe o papel de multiplicador e disseminador da mensagem.

Outras mais poderiam ser citadas, mas isso eu deixo para os participantes. Se você esteve no Congresso, deixe seu comentário.



Um comentário:

  1. Houve também diversos exemplos de que se usar os próprios funcionários nas campanhas internas aumenta a identificação deles com o mote de campanha, e amplifica o sentimento de pertença à instituição.

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Aproveite e conheça a programação completa do 17o. Congresso Anual de Comunicação Interna no site www.informagroup.com.br/ci