quinta-feira, 20 de junho de 2013

A Comunicação feita para e/ou pelos gestores

Outro ponto que obteve unanimidade no Congresso de Comunicação Interna foi o engajamento e a participação dos gestores na multiplicação das mensagens enviadas pela área de CI. Obter o envolvimento dos gestores, a dificuldade de conseguir que eles façam o que lhes é solicitado, e até o despreparo de gestores para realizar a gestão de pessoas foram alguns dos obstáculos relatados no evento.



Como consequência, em quase todas as grandes organizações a preparação do gestor para que ele participe do processo de cascateamento da comunicação é item obrigatório no planejamento de CI. Na Oi, por exemplo, o desafio é lidar com gestores muito jovens. Para contornar a situação, para cada campanha é elaborado um kit específico para o gestor, que mostrará a ele como comunicar e como obter o envolvimento de seus liderados naquele processo.

O caminho para superar este obstáculo passa pelo treinamento e qualificação do gestor para atuar como um multiplicador das informações elaboradas e divulgadas pela área de Comunicação Interna. Basta relembrar os dados apresentados por Suzel Figueiredo para entender a importância deste agente no processo de comunicação:

“Para 96,3% dos entrevistados, o chefe direto tem muita ou alguma importância na comunicação. 2% responderam que ele tem pouca importância e para apenas 1,8% o chefe direto não tem nenhuma importância na comunicação interna.”

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Aproveite e conheça a programação completa do 17o. Congresso Anual de Comunicação Interna no site www.informagroup.com.br/ci