segunda-feira, 24 de junho de 2013

Comunicação com orçamento limitado

Outro tema bastante comentado durante o 17. Congresso Anual de Comunicação Interna foi o desenvolvimento de campanhas de comunicação interna com orçamento reduzido.

Para falar sobre este tema, a IBC convidou Carlos Henrique Matos Ramos, da CPFL, e Angela Faria, da Ericsson. São duas abordagens distintas, mas com resultados práticos semelhantes.

Enquanto a estratégia adotada pela equipe de Carlos Henrique foi a de trazer para dentro de casa a produção das peças, a da equipe comandada por Angela Faria foi aproveitar as parcerias internacionais para usar material que já estava pronto, com as devidas adaptações ao público brasileiro.

Carlos Henrique citou, como exemplos, o treinamento de pessoas da equipe e a compra de equipamento profissional de fotografia para reduzir em 90% o custo com fotos usadas no material de comunicação interna. Para viabilizar a TV CPFL, a equipe firmou parceria com um Canal Universitário. Quando o polo de produção da Universidade foi extinto, o estudante que já fazia o trabalho foi contratado e, novamente, com a compra de equipamento profissional, o custo foi reduzido pela produção em casa.



Neste aspecto, Carlos Henrique fez questão de ressaltar que a produção interna tem uma desvantagem. "É preciso fechar os olhos para a qualidade final, que não se compara àquela de uma produtora especializada".

Angela Faria, da Ericsson, também abordou esta questão do custo de fotografias para a comunicação interna, lançando um ponto para reflexão dos participantes: "O mundo tira fotos do celular e compartilha. Porque a Comunicação Interna precisa ser tão oficial e se esmerar em produzir fotos profissionais?"

Um fator que facilita a abordagem adotada pela Ericsson é que todos os seus colaboradores estão conectados, e que é costume na empresa que a Comunicação Interna seja feita em inglês. Assim, para a América Latina pode-se aproveitar o material preparado por agências localizadas na Argentina e Colômbia.



Este foi apenas um exemplo, dos inúmeros que ouvimos ao longo dos três dias do evento, sobre as oportunidades para fazer uma comunicação interna eficiente e com baixo orçamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua mensagem. Em breve ela estará visível, após a aprovação do conteúdo pelo moderador.

Aproveite e conheça a programação completa do 17o. Congresso Anual de Comunicação Interna no site www.informagroup.com.br/ci