segunda-feira, 17 de junho de 2013

5% do tempo dos gestores para gestão de pessoas

Com bom humor, frases de efeito e dados muito relevantes sobre mensuração de resultados em comunicação interna, Daniel Costa mostrou que a empresa de endomarketing gaúcha Santo de Casa conhece muito bem o ambiente corporativo brasileiro.

Com 11 anos de mercado e 37 empresas atendidas, informações gerais sobre o mercado serão consolidadas no Relatório Brasil de Comunicação Interna, que pode ser solicitado por email para o Daniel.


Algumas frases da apresentação:

“Especialista é o cara que já errou tudo o que era possível errar”
“A motivação te faz começar algo. O engajamento te faz terminar bem feito aquilo que começou”
“O endomarketing efetivo precisa, antes, ser afetivo”
“Tão importante quanto falar às pessoas é ouvi-las”

A metodologia do índice de Efetividade da Comunicação Interna foi desenvolvida pela empresa e atende aos seus clientes. Fazendo uma análise do contexto atual, Daniel nos mostra um dado preocupante:


Isso mesmo! Gestores dedicam de 5% a 10% de seu tempo para a gestão de pessoas! E vamos além:

No contexto atual das empresas, há uma falta generalizada de visão sistêmica. As pessoas restringem sua atenção ao seu setor, e conhecem o seu trabalho, mas não o seu papel e contribuição para o todo. A principal consequência disso é o retrabalho, e a principal vítima o cliente.

Outro ponto importante é o excesso de ansiedade e a incongruência tática. São comuns as empresas que determinam metas em prazos inviáveis, e, não proporcionam estrutura e recursos necessários para atingi-los. Propõem desafios estratégicos às pessoas ao mesmo tempo que ampliam a cobrança das atividades operacionais. Lucrar imediatamente é mais importante que investir em inovação para lucrar no futuro.

O excesso de informação é outro ponto crítico. Hoje tudo vira campanha, mail-marketing, confete e serpentina. As empresas têm soterrado seus colaboradores com informação. Na maioria das vezes pouco pertinente ou de conotação “política”. Aliado ao excesso está o foco dedicado apenas àquilo que a empresa quer dizer, e não naquilo que o colaborador precisa ouvir.

De tudo o que eu havia ouvido até aquele momento do Congresso de Comunicação Interna, foi possível observar que alguns palestrantes insistiram em alguns pontos: Cristina Panella na consistência e coerência, Suzel Figueiredo nas 5 premissas, Marcus Dias no alinhamento estratégico e, finalmente, Daniel Costa na pertinência.

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Aproveite e conheça a programação completa do 17o. Congresso Anual de Comunicação Interna no site www.informagroup.com.br/ci