segunda-feira, 24 de junho de 2013

Pesquisa com os participantes

Durante o 17. Congresso Anual de Comunicação Interna realizamos uma pesquisa com os participantes, abordando algumas das questões que foram discutidas nas apresentações. Registro aqui um agradecimento especial a Cristina Panella, que nos ajudou com a formulação das questões. Eis o resultado:

Na sua empresa, os resultados das atividades de Comunicação Interna são medidas:
A) por pesquisas “caseiras” realizadas pela equipe de CI. . . . . 54%
B) por meio de pesquisas regulares de satisfação
(semestrais ou anuais). . . . . 18%
C) por meio de pesquisas regulares de percepção e imagem
(semestrais ou anuais). . . . . 2%
D) por um conjunto de resultados como tiragem das publicações ou comparecimento a eventos. . . . . 5%
E) não são medidas. . . . . 21%

Na sua empresa, as atividades de Comunicação Interna são desempenhadas por uma área:
A) própria. . . . . 24%
B) ligada à Comunicação Corporativa. . . . . 36%
C) ligada ao RH. . . . . 36%
D) ligada ao Marketing. . . . . 1%
E) nenhuma das anteriores. . . . . 3%

Na sua empresa, o planejamento de comunicação interna:
A) apresenta ações a serem realizadas. . . . . 54%
B) apresenta ações e resultados esperados. . . . . 21%
C) apresenta ações, resultados esperados e formas de medição de resultados. . . . . 13%
D) nenhuma das anteriores. . . . . 12%

Na sua empresa, o resultado das ações de comunicação interna:
A) são apresentados ao board que os comenta. . . . . 45%
B) são apresentados ao board que os comenta e
aos colaboradores. . . . . 15%
C) são apresentados ao board que os comenta, aos colaboradores e têm impacto na remuneração da equipe. . . . . 00%
D) nenhuma das anteriores. . . . . 40%

Dentre os aspectos que vou citar, qual é aquele cuja medida você considera mais importante para a comunicação interna:
A) satisfação dos colaboradores com as publicações e meios de comunicação. . . . . 15%
B) engajamento dos colaboradores. . . . . 65%
C) motivação dos colaboradores. . . . . 20%
D) nenhuma das anteriores. . . . . 0%

Na sua empresa as estratégias para comunicação com colaboradores sem acesso ao computador:
A) não existem. Todos têm acesso. . . . . 18%
B) apesar de termos colaboradores desconectados, não temos
ações específicas para eles. . . . . 12%
C) são adaptadas das ações digitais, pois são poucos
sem acesso. . . . . 21%
D) são específicas, pois temos um bom volume de colaboradores desconectados. . . . . 49%

Como podemos observar, a área de comunicação interna está normalmente ligada ao RH ou sob o guarda-chuva da Comunicação Corporativa. Consequência deste alinhamento com o RH pode ser verificado pela importância do engajamento, considerado o indicador mais importante em 65% das respostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua mensagem. Em breve ela estará visível, após a aprovação do conteúdo pelo moderador.

Aproveite e conheça a programação completa do 17o. Congresso Anual de Comunicação Interna no site www.informagroup.com.br/ci