segunda-feira, 17 de junho de 2013

O que medir em comunicação interna? 5 premissas

Com uma apresentação leve e muito dinâmica, a diretora da Ideafix, Suzel Figueiredo, mostrou as 5 premissas que devem nortear o trabalho de mensuração em comunicação interna:


1) Planeje.
2) Trace objetivos específicos.
3) Estabeleça metas.
4) Use indicadores de desempenho.
5) Defina as mensagens que deseja medir.

Com você pode ver, novamente a questão do planejamento volta à cena. E neste ponto Suzel, assim como Cristina, faz questão de ressaltar a diferença entre avaliação e mensuração. A avaliação serve para canais, produtos e processo. A mensuração serve para resultados, pois estabelece um comparativo entre um determinado “ponto de partida” e aquele ponto que conseguimos alcançar ao final do trabalho.

Isso vale também para os objetivos. Traçar como objetivo “melhorar a comunicação” implica em determinar antes do início do trabalho o “onde estamos”, para depois verificar o “onde chegamos”.

Outro ponto importante comentado no evento é que toda pesquisa em si é um ato de Comunicação. Portanto, deve ser antecedida por uma campanha de preparação e motivação do público interno para obter bons índices de participação. Mesmo quando há baixa adesão, isso deve ser levado em conta, afinal “a não resposta também é uma resposta”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua mensagem. Em breve ela estará visível, após a aprovação do conteúdo pelo moderador.

Aproveite e conheça a programação completa do 17o. Congresso Anual de Comunicação Interna no site www.informagroup.com.br/ci