segunda-feira, 16 de maio de 2011

você é motivador ou és motivado?

*Texto encaminhado por Tatiani Nunes

Prezado,

Você sabe o que fazer para ser um ótimo líder... bom;

Você sabe o que fazer para ser um excelente gestor... bom;

Você sabe que tem que motivar sua equipe... bom;

Você lê muito, sobre tudo e sobre todos, assiste muitos vídeos... bom, muito bom;

há profissionais que se dedicam à leitura e vídeos motivacionais para motivar sua equipe!.

Mas me responda, você acredita que é mais importante ser motivador ou ser motivado?, qual o perfil você se encaixa?

Se você não sabe a resposta, é chegada a hora de entender-se melhor, como você poderá motivar alguém se não estiveres motivado, veja, que em primeiro lugar vem estar motivado, pois, você tem que motivar sua equipe à desejar algo para ela motivar-se, você estando motivado irá criar oportunidades e desafios, mas se você estiver desmotivado irá criar OBSTÁCULOS!

O importante é que a motivação seja verdadeira, não se engane, pois, quando uma motivação é falsa, dura por pouco tempo, você fica animado, não motivado, começa vários projetos, só fala nesses planos atuais, conta para todo mundo sobre o mesmo, mas quando aparece o OBSTÁCULO... desiste e assim nunca termina nada, nunca chega a lugar algum e certamente nunca conseguirás motivar uma equipe, mas se sua motivação for verdadeira tudo fica diferente, você sabe que não pode desistir, não pode parar, é focado em seus objetivos, quando aparecer obstáculos, desanima, porém, não se desmotiva e consegue inacreditavelmente criar oportunidades no lugar dos obstáculos, o que lhe fortalecerá ainda mais e é óbvio que seu sucesso motivará sua equipe, isto é um processo natural, exemplo de superação, o motivado é como um super herói, sempre vence no final, ele vai conquistar o que projetou.

As pessoas têm sucesso porque ficam motivadas, por conseqüência ficam motivadas porque obtém o sucesso. Acredite que será capaz de atingir suas metas.e se manterá constantemente motivado, no momento em que a meta for alcançada não motiva mais, portanto crie imediatamente outra meta. Você irá encontrar pessoas que tendem a ficar motivado para o curto prazo, perdendo o fôlego, e depois volta a cair no barranco o que nos faz perder a excitação, mas é por isso que és gestor e também é por conta disso que você tem que estar sempre motivado, pois neste contexto não há espaço para hipocrezias.

Você sabia que Thomas Edson obteve sucesso na invenção da lâmpada em sua milésima tentativa? E quando isto aconteceu, um repórter veio a ele e perguntou de forma desmotivadora: “o que você diz sobre todas as tentativas fracassadas anteriormente? ”, a resposta foi: “ não foram tentativas fracassadas, pois, hoje eu sei de 999 maneiras de não se fazer uma lâmpada”, você já pensou se Thomas Edson tivesse desistido de sua invenção no primeiro obstáculo?.

Avalie sua motivação, existem pessoas esperando por você para poder motivar-se.

Tenham uma ótima semana.

"As pessoas dizem frequentemente que a motivação não dura. Bem, nem o banho e é por isso que ele é recomendado diariamente." (Zig Ziglar)

 

* Tatiani Nunes, Administradora, Profissional de Recursos humanos / ADM de pessoal - Especialista em: Comportamento Organizacional / Gestão de Pessoas na BR Turbo

Um comentário:

  1. Gostei muito do seu texto-parabéns, realmente temos que ser motivadores e motivados por nós própriso todos os dias- Eu posso, Eu consigo, Eu sei, Eu venço...

    ResponderExcluir

Obrigado por sua mensagem. Em breve ela estará visível, após a aprovação do conteúdo pelo moderador.

Aproveite e conheça a programação completa do 17o. Congresso Anual de Comunicação Interna no site www.informagroup.com.br/ci