quinta-feira, 19 de maio de 2011

Comunicação interna: missão compartilhada

No contexto atual das organizações o papel dos processos e sistemas de comunicação guarda estreita relação entre si. Exigem, portanto, uma gestão integrada que contribua para a eficiência, a eficácia e a produtividade. Em última instância, falar de comunicação é ter em conta não apenas o desenvolvimento do capital humano, mas o imponderável e dinâmico capital social em função dos intercâmbios, do aporte de ideias, das tomadas de decisões, da superação pessoal, das equipes e da própria empresa.

Nesse sentido, a comunicação interna não pode mais se restringir ao departamento de comunicação ou aos canais formais de comunicação. Ela precisa ter em conta o mapeamento das redes informais, os elos de cooperação (quem troca informação com quem), os elos de confiança (quem pede conselhos a quem), os elos de inovação (como acontece o fluxo de troca de novas ideias) e, por fim, os elos de motivação (quem são os colaboradores que estimulam e motivam). Resta ainda ter em conta que os verdadeiros influenciadores dentro da organização, muitas vezes, não são líderes formais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua mensagem. Em breve ela estará visível, após a aprovação do conteúdo pelo moderador.

Aproveite e conheça a programação completa do 17o. Congresso Anual de Comunicação Interna no site www.informagroup.com.br/ci