quarta-feira, 27 de abril de 2011

Porque participar de um evento de comunicação interna?

Razão #1 - Comunicação para Home Office e Outsourcing

As organizações já perceberam a importância de criar um sentimento de pertencimento por parte dos colaboradores terceirizados e home office e a comunicação interna é a ferramenta ideal para essa mudança de posicionamento.

A questão que deve ser discutida é: As empresas já sabem como desenvolver uma comunicação direta voltada para esses profissionais?

Terceiros sim! Isolados, nunca!!


Continue acessando nosso blog e conheça todas as razões!

terça-feira, 19 de abril de 2011

Vantagens de uma empresa 2.0

Independentemente do setor de atuação, existe um perfil de empresa que vem se destacando cada vez mais no meio da concorrência: a empresa 2.0. Para absorver melhor essa característica é preciso entender o que as tecnologias da web 2.0 têm proporcionado em termos de comunicação interna e com o mercado.

Seja o que for, os resultados são bons. Pesquisa empreendida no ano passado pela consultoria norte-americana McKinsey revelou que as empresas estão mais conectadas do que se imaginava e que, com o uso mais ordenado das tecnologias colaborativas, têm aumentado suas margens de lucro e suas fatias de mercado (market share).

À parte organizações que simplesmente não se sentem totalmente confortáveis com as novas formas tecnológicas de comunicação e preferem manter uma gestão tradicional, a maioria das empresas que investe na web 2.0 o faz por dois motivos: o primeiro é estimular maior participação dos colaboradores, capacitá-los a tomar decisões e resolver problemas mais rapidamente; o segundo é criar um canal de comunicação mais eficaz com os clientes, promovendo maior interação em todas as etapas do negócio e realizando uma ação intensa de marketing.

Quando se observa mais atentamente as ações de uma empresa é possível notar que a aquela que investe nas tecnologias colaborativas com o firme propósito de conquistar seu público interno e externo está bastante à frente da concorrência. Trata-se de investir numa abordagem mais sofisticada, buscando envolver funcionários, clientes, parceiros de negócio, fornecedores e até mesmo a população do entorno num projeto mais ousado.

Para tanto, conhecer e lançar mão das novas tecnologias de uma forma ordenada é o primeiro passo. O uso da web 2.0 começa no básico: site com excelente nível de navegabilidade, ferramentas de busca, intranet e canal eficiente de comunicação com o cliente. Mas é possível investir numa dúzia de recursos que fazem diferença na qualidade do relacionamento interpessoal. É o caso dos blogs – que têm a virtude de desierarquizar a informação dentro do ambiente corporativo, cativando também o meio externo –, da presença nas mídias sociais (Orkut, Facebook, YouTube, Twitter, LinkedIn, Plaxo etc.), dos grupos de discussão, das mensagens instantâneas, do treinamento online, dos chats, VoIP (voz sobre IP), feed RSS, Wikis e mais.

Se estar mais visível e disponível, ao menos virtualmente, nos remete a claros ganhos em termos de imagem e marketing, há quem ainda não compreenda o alcance das tecnologias colaborativas quando usadas no ambiente interno. Imagine só: alguém pode postar no blog corporativo o anúncio de um evento. Por exemplo, uma palestra sobre qualidade de atendimento ao cliente de determinado segmento. O anúncio ainda diz que ela será proferida por um especialista no assunto. Pois bem. No mesmo ambiente (blog), é possível incluir um vídeo de treinamento sobre os serviços prestados a esse tipo de cliente. Também pode haver um material que fale mais sobre os clientes desse setor, com missão e objetivo. Dado que os colaboradores podem se inteirar sobre o tema e as empresas envolvidas, é interessante incluir um feed RSS que remeta a links e conteúdos do palestrante.

Nesse cenário, quem comparecer ao evento já estará bem informado e preparado para tirar o máximo proveito do assunto, solucionando suas principais dúvidas sobre o tema. Durante a palestra, poderá se valer de mensagens instantâneas ou twitter – por exemplo – para repassar informações preciosas para os colegas que por algum motivo não puderam comparecer. Até mesmo seus amigos – e seguidores de todos os tipos – poderão aproveitar o conteúdo. A propósito, quando sentir que está dominando o assunto, o mesmo colaborador poderá lançar mão do wiki (interno ou universal) para acrescentar todo o tema apreendido, favorecendo assim a multiplicação da informação.

Dois terços dos mais de três mil altos executivos norte-americanos ouvidos pela McKinsey em 2010 responderam já se consideram empresas 2.0 e que pretendem investir ainda mais em tecnologias colaborativas – o que prova os ganhos percebidos e efetivos. No Brasil, começa a crescer o número de empresas que estão investindo nesses recursos de comunicação e marketing. A perspectiva é promissora.

* Fabio Dal Colletto é engenheiro elétrico pela Escola Politécnica (USP) e gerente da Unione Outsourcing, braço da empresa Unione que concentra serviços de alocação de mão de obra especializada, desenvolvimento de sistemas, suporte a aplicativos e infraestrutura.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

E-Commerce terá expansão internacional em 2011 E-Commerce | Publicado por Blog do E-Commerce

Analistas apontam para uma expansão do e-commerce internacional em 2011

2011 será o ano do e-commerce finalmente transpor fronteiras, segundo análise da Forrester. Em 2010, alguns varejistas já começaram este movimento, como a Gap que lançou seu site no Reino Unido e China, ou a Zara que lançou operações de ecommerce em seis países da Europa.

Por mais que Canadá e Reino Unido ainda estejam no topo da lista de destinos mais procurados por varejistas online americanos, os mercados emergentes prometem agitar 2011.

Uma pesquisa da McKinsey indica que mais de 75% das empresas pesquisadas esperam ver lucros advindos de suas operações em mercados emergentes nos próximos cinco anos – metade delas espera que esse lucro represente acima de 25% do total.

Segundo a analista da Forrester, Zia Daniell Wigder algumas tendências de e-commerce são esperadas para 2011:

As opções de frete internacional vão aumentar – Várias soluções tecnológicas que estão chegando ao mercado vão facilitar o envio de produtos pelo mundo. Esta ainda permanece de longe uma das maneiras mais populares para os varejistas online americanos atingirem consumidores internacionais, revelou pesquisas da Forrester.

- Antes de expandir, é preciso melhorar a infraestrutura interna – Investir em novos mercados pode ser uma estratégia tudo-ou-nada, com empresas se desfocando de seu mercado doméstico para investir muito em novos locais. Mas o ideal mesmo é aumentar a eficiência e infraestrutura interna antes de almejar o que atrás da fronteira. Ainda: antes de entrar com tudo, vale antes usar a tática do tópico anterior, de oferecer entrega via frete para entender o novo mercado.
- Os departamentos que cuidam da expansão do ecommerce serão centralizados – Muitos se fala sobre administrar localmente empresas multinacionais. Fato é que hoje sabe-se que os modelos mais eficientes são uma mescla de regional com global, mas com uma administração centralizada. Muitas empresas americanas tinham a tarefa de se adaptar ao mercado local para entender desejos e necessidades e responderam a isso com escritórios locais, o que resultou em desencontros administrativos. As novas estratégias de expansão internacional têm tentado uma nova forma de modelo centralizado que usa a tecnologia para entender as nuances de cada mercado global.
China estará no topo da maioria das iniciativas de expansão na web – Nos últimos dois anos, a maioria dos executivos marcava Japão como o melhor destino de iniciativas de e-commerce na Ásia. Agora a China tomou seu lugar. Com a maior população online do mundo – um mercado de quase US$ 50 bilhões, que cresce acima de 25% ao ano – a China tornou-se o único país capaz de rivalizar com os EUA no longo prazo.

Brasil aparece como mercado promissor

Brasil está no radar da expansão – O país é frequentemente citado como um dos mais promissores, e curiosamente os maiores investimentos de ecommerce vem exatamente de varejistas locais. Alguns varejistas online americanos, entretanto, tem anunciado a abertura de sites no país para atender demanda interna. Walmart lançou a tendência em 2008, em 2010 Sephora comprou 70% do brasileiro Sack’s. Os próximos 12 meses devem aumentar o interesse nesse mercado que cresce acelerado.

Fonte: Revista Novarejo

Ministério Público de Minas Gerais abre vaga de estágio em Relações Públicas

O Ministério Público de Minas Gerais e o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional - CEAF abrem vaga para estágio em Relações Públicas.
Abaixo, segue mais informações a respeito das atividades envolvidas e outros

Seleção para Estagiário (a) de Relações Públicas

Atividades Desenvolvidas:
1. Dar suporte aos cursos, palestras, congressos, seminários, pesquisas, simpósios, Encontros Regionais e demais eventos previstos no calendário anual do Ministério Público;
2. Atender e orientar o público, esclarecendo as dúvidas e os questionamentos existentes sobre a dinâmica de organização de cada evento;
3. Organizar e montar o material que será entregue durante o evento;
4. Elaborar lista de presença de cada evento, segundo orientações recebidas;
5. Fazer o credenciamento no dia do evento;
6. Organizar e arquivar todo o material digital e impresso dos eventos realizados;
7. Participação do planejamento de eventos e campanhas.

Carga Horária: 30 horas semanais sendo 6 horas diárias.

Turno: Tarde

Estágio Remunerado: Bolsa com auxílio-transporte no valor de R$ 576,40

Pré-requisitos:
- Ser aluno(a) do curso de Relações Públicas, da Pontifícia Universidade Católica (PUCMinas)
- Períodos: a partir do 3º período do curso de Relações Públicas
- Conhecimentos de Etiqueta, Protocolo e Cerimonial

Seleção:
1. Análise de Currículos: Encaminhar currículo para o endereço eletrônico centro@mp.mg.gov.br até 03/05/2011 às 15 horas.

2. Prova (somente os currículos selecionados serão convocados): Serão cobrados conhecimentos de organização de eventos, etiqueta, cerimonial e protocolo.
Data: 09/05/2011 às 14 horas.

3. Entrevista
Data: 10/05/2011 às 16 horas

quinta-feira, 7 de abril de 2011

ASSISTENTE DE DEPARTAMENTO PESSOAL – ELDORADO DO SUL (RS)

Requisitos: Ensino Superior Completo ou Cursando em Administração ou áreas afins;

Prática de no mínimo 2 anos nas atividades: demissão, admissão, folha de pagamento, cartão ponto, benefícios, reclamatórias trabalhistas, etc…

Desejável conhecimento e prática no Sistema Metadados

Oferecemos: Salário compatível com a função, assistência médica e odontológica, refeitório no local e vale transporte.

Interessados devem enviar currículo com Pretensão Salarial para o e-mail rhportoalegre@bol.com.br

Analista de Departamento Pessoal - Oportunidade na Área de Recursos Humanos em multinacional, situada em Porto Alegre, RS.

Cargo: Analista de Departamento Pessoal

Atividades:
1• Realizar todas as rotinas de departamento pessoal: controle de documentação,
admissão, demissão, férias, controle de ponto e escalas, controle de benefícios…
2• Acompanhar e atualizar as informações para o fechamento da folha de pagamento.
3• Realizar contato com os sindicatos, controlar pagamentos das contribuições
sindicais, agendar e participar de homologações.
4• Auxiliar na implantação de projetos corporativos de RH.

Indispensável conhecimento do sistema ADP.

Sólidos conhecimentos e experiência nas rotinas do departamento pessoal e legislação trabalhista.

Formação superior completa.

Salário a combinar.

Benefícios: Vale refeição/alimentação, Plano de saúde, Plano Odontológico, Seguro de vida e invalidez, Plano de previdência privada e PLR.

Interessados deverão enviar currículo com pretensão salarial para: jukopittke@yahoo.com.br até o dia 15/04.

Analista Sênior de R&S e Analista Sênior de Treinamento (localizada a 250km de Curitiba/PR)

Profissionais para as vagas de Analista Sênior de R&S e Analista Sênior de Treinamento, com vivência em indústria. A empresa, com mais de 2.000 colaboradores, fica localizada a 250km de Curitiba/PR.

Remuneração: A combinar (faixa de R$ 4.000,00 a R$ 6.000,00) + benefícios

Interessados(as) devem enviar currículo para cristina@cassiomattos.com.br

Nova Vaga - Analista de Marketing (Desenv. Produtos)

Conceituada empresa localizada em Esteio está selecionando para fazer parte do seu quadro de colaboradores Analista de Marketing (Desenv. Produtos)
- Indispensável vivência na área de Marketing (foco em desenvolvimento de novos produtos)
- Desejável conhecimento em Corel Draw
- Domínio em excel avançado
- Possuir superior concluído ou em andamento nas áreas de: Administração, Publicidade e Propaganda ou Relações Públicas
Interessados enviar currículo com pretensão salarial para ramosealmeida@terra.com.br mencionando no assunto Vaga Analista de MKT

Caros Profissionais,

Este ano O Informa Group elaborou uma programação inédita e inovadora no que diz respeito à temas e à formatos de apresentação, com abordagens estratégicas sobre os temas mais pertinentes de Comunicação Interna. Garanta sua inscrição no 15º Congresso Anual de Comunicação Interna!

Nesta edição, a grande inovação diz respeito a participação e interação de todos os envolvidos de forma ativa. Venha trocar informações, apresentar seus cases e experiências e obter um ótimo conhecimento sobre comunicação interna.

Esse é um daqueles eventos consolidados pelo mercado que sempre agregam um alto valor e nos faz pensar como sair fora da caixa.