segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

O QUE GANHAR COM UMA COMUNICAÇÃO INTERNA EFICIENTE?

Em uma busca rápida pela internet percebemos uma fonte inesgotável de textos e artigos que tratam a comunicação interna como uma ferramenta positiva no desenvolvimento organizacional e, ao mesmo tempo, como elo entre departamentos, divulgando ações, boas praticas e tudo aquilo que os profissionais em cargos estratégicos querem comunicar para seus subordinados.
Mas toda essa fonte de conhecimento se torna escassa quando aborda a real importância da comunicação interna como uma ferramenta que valorize a população interna e o ser humano dentro das organizações, independente do cargo que ocupa e do salário que recebe.
E, é nesse sentido que o profissional de comunicação interna se torna tão influente e importante dentro das organizações.
Antes de divulgar as ações que deram certo e pontos a melhorar, a comunicação interna deve ser encarada como uma parceira para toda a comunidade corporativa e também um apoio na divulgação e premiação de ações diferenciais e que devem ser mostradas como referência entre todos os colaboradores.
Em todos esses eventos que participamos, percebe-se um diferencial significativo naquelas empresas que realmente desenvolveram um processo comunicativo participativo e que promovem os profissionais por suas ações. Estas empresas que incentivam o desenvolvimento intelectual de seus funcionários e a contribuição, estão desenvolvendo cidadãos conscientes e que irão contribuir de forma efetiva para um bem maior, levam suas experiências para dentro de suas casas e se tornam uma continuação da própria instituição, promovendo produtos, ações e a marca da empresa.
Ainda, esses profissionais valorizados trazem a família pessoal para junto da família corporativa e criam laços íntimos que dificilmente serão rompidos.
É difícil criar essa identidade entre profissionais e empresas? Claro que é, mas não é impossível visto que muitas empresas já seguem essas atitudes com ações simples e boa vontade.
Não é necessário desenvolver campanhas mirabolantes e tampouco atitudes que não serão seguidas no dia a dia.
O que vale é justamente dar o exemplo em ações que fazem a diferença e incentivar a participação de todos!
Pense nisso, sua empresa está fazendo a diferença?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua mensagem. Em breve ela estará visível, após a aprovação do conteúdo pelo moderador.

Aproveite e conheça a programação completa do 17o. Congresso Anual de Comunicação Interna no site www.informagroup.com.br/ci